VOU ESCREVER O QUE PENSO SOBRE AS MULHERES!


( in memoriam )

Permitam que eu fuja, só nesta postagem, da essência dos textos que caracterizam este blog.

Mas, vou falar das mulheres e ...Tudo!

Para um cara como eu que mamou até quase os quatro anos, e só parou porque meu pai exigiu da minha mãe uma definição, tipo ou ele ou eu, é muito emotivo falar de mulher.

Então, vamos começar pela minha mãe.

Quantos momentos de ternura, carinho e amor eu me omiti, em relação a ela. Afinal estava tão próxima que parecia que um abraço mais apertado, um beijo mais demorado e uns afetos mais constantes, não eram tão necessários assim.


Eram e com eram!

Quando ela se foi, caiu a ficha e fui tão covarde que não a conseguia vê-la na lápide fria do cemitério.

Dizer que o tempo apaga a dor e a saudade daquela que me colocou no mundo é uma deslavada mentira. De uma mulher que se anulou para formar, formar um homem de bem... Mãe é inesquecível!

As mulheres são úteros abençoados, que DEUS priorizou para que a humanidade se perpetuasse.
A gravidez é o momento mais sublime de uma mulher e não tem como a gente não se emocionar, e só olhar aquele barrigão e pensar: Já estive ali, no ventre aconchegante de uma outra mulher.

Elas são mais ponderadas, humanas, sábias, equacionam melhores os conflitos, são mais solidárias e exalam ternura e perdão por todos os poros.

Se dependessem dos homens para terem filhos, a humanidade não existiria!

E amamentar, quando isto é possível, é um momento mágico que transcende qualquer outro quadro, de qualquer outro pintor, seja ele o mais famoso.

Sofrem, sim!

Nos relacionamentos afetivos é sempre a parte que sai mais machucada, e em geral coloca em si mesma a razão do seu sofrimento, mesmo tendo convivido com um crápula.

Como profissionais, as mulheres têm se destacado de forma exuberante e vejam, quantas Chefes de Estado são mulheres.

Mas, continuam a ser pouco remuneradas, profissionalmente, em relação ao mesmo trabalho que os homens desenvolvem.

Mulher não é flor, não é caixa de bombom, muito menos jantar fora, ganhar presentes, carro zero quilômetro, anel precioso, nada disso: Mulher é a dimensão transcendental de nossas vidas, extrapola o material, o palpável.


Vocês são o lado mais bonito do por do sol, os maiores benefícios que as chuvas trazem, o encanto de nossas paisagens que vegetação nenhuma é capaz de dar tanta beleza, e nenhum canto de pássaro é mais sonoro que as suas vozes.

Vocês que são filhos, ame-as intensamente, vocês que são seus companheiros, maridos, enfim: Respeitem!


Mãe desculpe-me por ter sido tão covarde!

Um dia estaremos, novamente, juntos.

34 comentários:

  1. Que linda homenagem, Paulo.

    Olha, espero que esse sentimento de culpa se amanse com o tempo.
    Quando minha mae faleceu, me senti assim também. Era dificil conviver com ela, que era bipolar e esquizofrenica, mas nada repara os momentos que eu deveria ter ficado ao lado dela e não fiquei. Durante os 20 anos da doença dela, me afastei os últimos dois. Usei meu recente casamento (na época) como desculpa e a via uma ou duas vezes por semana.
    No fim vi que era uma maneira de me proteger das muitas crises que tive que aplacar quando era mais nova.
    A gente se protege pra não sofrer mais. E esquece de quem mais precisa da nossa presença.
    Não me culpo, nem critico meu comportamente anterior. Talvez não fizesse hoje, mas na época, foi o que tive que fazer.

    Com certeza nos encontraremos no andar de cima.
    E colocaremos os pontos nos iii

    =)

    Beijo e fica na paz

    ResponderExcluir
  2. Paulo, sabe, minha mãe se foi qdo eu tinha apenas quinze anos, foi lamentável pq minha adolescência ficou marcada pela dor da perda, dor esta que permanece, o tempo passa mas a saudade e a pergunta de como teria sido com ela permanecem. Será que eu seria quem sou hj,acho que não, talvez fosse mais dócil, ou seria diferente, afinal, mãe ajuda e muito né? Pois é amigo carioca, nem o nascimento dos filhos me fez superar isso. Mas, o importante é que eu tenho excelentes lembranças dela e muitas vezes me pego com expressões que ela utilizava conosco, reproduzindo-as para meus filhos, e fico no íntimo feliz pq é uma forma de revivê-la. Bom, nem vou continuar, assim vou chorar e ela nao gostaria, tenho certeza disso. Um beijo amigo carioca e um FELIZ ANO NOVO pra vc e os seus, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  3. Quando li o título da sua atualização aqui, lá no feia, automaticamente cliquei e vim ler com o pensamento viajando no iria encontrar.
    Como meu computador além de lerdo, a conexão à rádio dá umas paradas como as ondas do mar... neste espaço de tempo fiquei já com um sorriso nos lábios esperando encontrar uma tese, aliais seria um tratado sobre o sexo oposto.
    Quando lí "in memoriam" fiquei imaginando que "Lúcia Helena" que teria morrido! Que em meu comentário, iria te que desfiar um dicionário inteiro de desaforos por você ter feito um post somente para nos deixar no chão!!!!

    Que nada!!! Esqueci do principal : QUEM ESTAVA ESCREVENDO.

    Não pderiámos esperar outra coisa de uma pessoa doce, inteligente e muito querida como você, menino!
    Que homenagem linda. E o mais bonito é o fato de um HOMEM reconhecer um erro e pedir perdão,

    Eu agora sou eu quem peço perdão por ter feito mau juízo de você, moço! Mau juízo, não, mas esperava que fosse outro tipo de texto. hehehe

    Ah... Paulo, quanto mais te "leio", mais te gosto, sabia??
    Quero continuar em 2010 com esta amizade que muito me acrescenta, viu??!
    Cheiros mineiros!

    ResponderExcluir
  4. Oba,Paulo... Que lado sentimental e sensível bonito!!!Parabéns!!!
    Beijos
    Glória

    ResponderExcluir
  5. ...só posso dizer que este
    teu post homenagem,
    mostra o tamanho e a nobreza
    da tua alma linda!

    parabéns pela sensibilidade, menino!

    deixo beijos.

    Feliz 2010, querido!

    ResponderExcluir
  6. Que linda homenagem meu anjo, não só à sua mãe mas a tds as mulheres.Tenho certeza que ela se orgulha muito de vc.
    Um 2010 de muita Paz e Amor.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  7. "Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."

    ResponderExcluir
  8. Lindo post adorei.


    Te desejo um 2010 repleto de coisas boas

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigão! Interessante post..Uma bela homenagem à sua mãe.
    "Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe." (James Joyce)

    Um Feliz Ano Novo regido por muita paz entre você e teus entes queridos, que você realize seus desejos. Enfim que 2010 seja um SUCESSO!!

    Abração irmão

    ResponderExcluir
  10. A mulher é a grande porta do universo. A gente sai de uma e vive à procura delas. FELIZ 2010

    ResponderExcluir
  11. Caraca amigo, você sempre surpreende! Nossa! Me senti tão acarinhada,enquanto lia,me lembrava da gravidez, dos sonhos, do que vivi e também a minha filha com davi na barriga e agora tão lindo mamando no peito e tão feliz
    PS:Ele mama, dorme e ri, ima fofura de simpartia.
    Parabéns pela sensibilidade e que Deus continue te abençoando com ela. Que 2010 venha com tudo renovado ainda pra melhor, seu dom, prosperidade em todos os sentidos, muita paz, saúde pra curtir a vida e muito mais amor pra brindar todos os 365 dias com essa amorosidade que você tem. FELIZ ANO NOVO!Que nossa amizade continue com a mesma alegria e mais intensa ainda. bjão

    ResponderExcluir
  12. Nossa desculpe os erros de digitação. bjs

    ResponderExcluir
  13. Voltamos aos desejos no coração. Sonhos que não realizamos, mas que valeram por terem ao menos sido sonhados. Esboço um sorriso... caí uma lágrima teimosa, de saudade persistente e funda. Retrocedo na minha caminhada. Verifico os meus caminhos, as minhas escolhas, os meus acertos e os meus erros. Mentalizo o brilho de cada amanhecer meu, respiro o cheiro da vida de cada anoitecer. Embalo os meus versos à luz do luar. Peço licença ás estrelas para caminhar entre elas e por fim, exausta, suplico por um cantinho onde possa deitar a minha cabeça... repousar... enfim voltar a sonhar.



    Só desejo um carinho... um aconchego aconchegante e quem sabe, num tirar da sorte, um beijo, longo... apaixonado... quente. Quem sabe entre o sul e o mar alguém também flutue e olhe as luzes pequeninas a piscar. Que se recorde de um sorriso... da palavra doce ao ouvido. Quem sabe sinta as saudades... o desejo do aconchego.



    Um Ano Novo carregado de sonhos, de amor, de perdão. O teu coração seja mais fraterno, o teu sorriso seja repartido para todos que vivem na tristeza, as tuas palavras de conforto cheguem a todos os corações aflitos, em todos os amanheceres sejam dourados pelos raios da esperança, que todos os anoiteceres sejam a renovação da fé em dias sempre melhores.



    Sem sim ou não... pego na minha taça e bebo o champanhe gelado, que desce pela garganta como um bálsamo que aliviará ao menos, um pouco, a tristeza de se estar só. Um brinde com a taça da paixão transbordando do desejo de um abençoado novo ano!

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  14. OI Paulo...
    Primeira vez que entro teu blog...rsrsrs,tem textos que só rindo...mas vale,vale as informações,vale,vale...esse ultimo;ele já fala por si.Claro q gostei.
    bjs feliz 2010 na cidade maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  15. Cortar o tempo

    Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
    a que se deu o nome de ano,
    foi um indivíduo genial.

    Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
    Carlos Drummond de Andrade

    Beijos e feliz 2010!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  16. Belo texto...
    Eu sou mãe e a molecada aqui em casa ñ tem se dado muita conta disso...Esquecem que se ñ fosse "EU", eles ñ existiriam,aí vem aquele e velho argumento:Eu ñ pedi pra nascer, rsrsrsrrs.Um fato q ñ convence mais...
    Mas a vida é assim e ñ tem pq se culpar,mãe faz o q é melhor pelo filho e ñ espera recompensa.
    Um lindo dia...
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Paulo, mesmo te conhecendo apenas por meio dos seus blogs, e talvez por isso mesmo, não esperava um texto assim, digamos, de tamanha sensibilidade...lindo ler esta homenagem, bom começar o ano relembrando a importância que nós mulheres temos para o mundo, apesar de o tempo todo estarem querendo nos provar o contrário.

    Obrigada por presentear-nos com estas belas palavras!

    Um 2010 cheio de inspirações.

    Abraços,
    Kenia.

    ResponderExcluir
  18. Se eu já achava, agora tenho CERTEZA:

    Você é um GRANDE HOMEM.

    Tamburro...jamias se ache COVARDE.Jamais...

    Nosso coração tem reações que até mesmo a gente desconhece...e não podemos julgar esta bomba que pulsa dentro de cada um de nós.

    Lhe ADMIRO e RESPEITO mais ainda.

    Um beijo em seu coração, com amor...

    *E tenha certeza...sua mãezinha linda está ao seu lado...sempre.Pois MÃE é MÃE.

    Bia

    ResponderExcluir
  19. Sobre sua postagem e seu blog só há uma palavra que os adjetive:PERFEITOS!
    Me emocionei deveras com esse texto, sua mãe é muito parecida com a minha, pude ver claramente a imagem dela enquanto ia te lendo...Que bom que a tenho perto de mim e que seu texto me ajuda, a ser menos covarde e impaciente com ela...Só te agradeço!
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  20. q coisa mais linda....belissimos seus sentimentos pelas mulheres!

    ResponderExcluir
  21. Eo!!
    Chegando pra conhecer
    e ja adorando!
    Passa la no meu espaço.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  22. É, Paulo... sem palavras!
    Quanta sensibilidade por detrás do "verniz de humor" na superfície!! Mas engraçado é como as pessoas com senso de humor, são possuidoras de uma sensibilidade extremada, por mais incoerente que isto possa parecer... Afinal, pra se "fazer humor", há que se ter uma sutileza muito grande dos meandros de uma situação... Uma sensilidade aguçada o suficiente pra satirizar por um outro ângulo da estória !!rs Será que fiz-me entender??
    Parabéns a nós mulheres, por existirem homens como você... Obrigada de coração!
    Beijos de admiração!
    Helô

    ResponderExcluir
  23. Paulo,
    Que lindo texto! Fiquei verdadeiramente emocionada.
    O mundo seria muito melhor se a grande maioria dos homens e até das mulheres pensassem assim.
    Obrigada pela mensagem que me deixou. Vou voar, pode deixar!
    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Muito Linda a ideia que você tem da mulher !
    seu blog suas ideis é tudo tão certo'
    Parabéns'

    ResponderExcluir
  25. Nesse mundo cada dia mais cheio de "coloridos", ver um HOMEM falar assim da MULHER arrepia até...


    Beijinhos
    Mah

    ResponderExcluir
  26. MAIS Q COISA POR DEAMIS LINDA!!! VC É UM GDE HOMEM... SUA SINCERIDADE ENCANTA... LINDO DEMAIS. ABRAÇOS CREPUSCULARES E CHEIOS DE CARINHO E RESPEITO!

    ResponderExcluir
  27. Estou devota dos teus textos, a cada hora me surpeendo mais.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela visita e pelo comentário gentil. Andei pelos seus blogs e pretendo voltar outras vezes. Sou blogueira iniciante e não paro de me surpreender com a qualidade e quantidade de mentes pensantes e escreventes que habitam esse universo. Voltarei sempre. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  29. Mães são como as Mulheres de Abril: plenas e poderosas, como só as plumas soem ser.

    ResponderExcluir
  30. Olá Paulo,

    Realmente uma bela homenagem, que bom saber que vc valoriza as mulheres...que bom também que visitou meu blog e achou legal. É sempre bom conhecer pessoas, fazer novas amizades.

    Estava sem postar por uns dias mas vou atualizar... não deixa de visitar.

    Abraços!!! volte sempre.

    ResponderExcluir
  31. Que lindo, que amor... quanta sensibilidade e REALISMO!
    Me apaixonei, rs.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Grandioso, o seu reconhecimento, agora entendo o seu comentário no meu blog!
    Felicidades!

    ResponderExcluir